sábado, 2 de maio de 2009

Dominância imcompleta e co-dominância

Nem todas as características são herdadas como a cor da semente da ervilha, em que o gene para a cor amarela domina sobre o gene para cor verde. Muito frequentemente a combinação dos genes alelos diferentes produz um fenótipo intermediário. Essa situação ilustra a chamada dominância incompleta ou parcial. Um exemplo desse tipo de herança é a cor das flores de maravilha. Elas podem ser vermelhas, brancas ou rosas. Plantas que produzem flores cor-de-rosa são heterozigotos, enquanto os outros dois fenótipos são devidos à condição homozigoto. Supondo que o gene V determine a cor vermelha e o gene B, cor branca, teríamos:
VV = flor vermelha
BB = flor branca
VB = flor cor-de-rosa
Apesar de anteriormente usarmos letras maiúsculas para indicar, respectivamente, os genes dominantes e recessivos, quando se trata de dominância incompleta muitos autores preferem utilizar apenas diferentes letras maiúsculas.
Fazendo o cruzamento de uma planta de maravilha que produz flores vermelhas com outra que produz flores brancas e analisando os resultados fenotípicos da geração F1e F2, teríamos:

4 comentários:

  1. mendel foi o primeiro biólogo a introduzir probabilidade na biologia sengundo alguns pesquisadores....

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma prova com esse ssunto e eu ñ tinha entendido esse assunto muito bem, mas agora ja deu pra entender um pouco mais..

    ResponderExcluir
  3. FOi otimo...
    me fez relembra mas o que tinha esquecido...
    mui grato

    ResponderExcluir
  4. Achei muito didático, porém superficial!
    Eu sou muito mais informado sobre o assunto, pois fiz pós-doc. Quem precisar de mais informações, pode me adicionar no msn que estarei disponível a qualquer momento, inclusive na webcam, para aulas práticas, como a das flores maravilhas.

    Pedro H.
    pedrohenriqueoli.abrao@hotmail.com

    ResponderExcluir